quinta-feira, 12 de junho de 2014

Participando do Projeto do EDUKATU!!!

Por que participar?
Primeiro não perdemos nada em aprender e conhecer coisas novas; segundo, é tudo gratuito e terceiro, acreditamos que é nosso dever disseminar e trabalhar em prol do desenvolvimento pleno de nossos alunos, possibilitando a inserção das mais diversas formas de aprendizagem.

Conheçam mais sobre o EDUKATU:

Edukatu é uma rede de aprendizagem que visa incentivar a troca de conhecimentos e práticas sobre consumo consciente entre professores e alunos do Ensino Fundamental de escolas em todo o Brasil.
Além de reunir informações e materiais de referência sobre o tema, o Edukatu convida os participantes a realizar atividades por meio de circuitos de aprendizagem. Essa navegação guiada é uma experiência inovadora que os levará: 1. a solucionar desafios de pesquisa e estudo; 2. a comentar e debater com outros internautas; 3. a compartilhar suas produções e/ou criações sobre o tema; e 4. a promover ações práticas de intervenção nas comunidades escolares envolvidas.
Por meio dos circuitos de aprendizagem e de outras ferramentas interativas, o Edukatu visa ser também um instrumento de mobilização, facilitando o desenvolvimento de uma comunidade de engajamento contínuo em favor do consumo consciente. Nessa rede, cada participante se tornará um disseminador do que aprendeu, ampliando de forma colaborativa o alcance dos debates e intervindo diretamente no dia a dia e nas práticas cotidianas daqueles que o cercam.
Conheçam nosso Projeto no ambiente:
IDEIA: O projeto  "EU FAÇO UM MUNDO MELHOR", nasceu da necessidade de trabalharmos em busca de melhorias nas atitudes de nossos alunos, trabalhando os valores e virtudes, competências e habilidades, preparando nossos alunos para a vida. Discutimos, pesquisamos e aproveitando a proposta da escola para esse ano, crescendo em busca da dignidade humana, estamos despertamos neles e estimulando uma vida digna, coerente, onde eles agem, reflitam e opinem para um mundo melhor. Sendo consciente, critico e protagonista de suas próprias escolhas. É nosso dever enquanto cidadão, educador trabalhar com temáticas como essa, pensar nas gerações futuras, procurar viver bem gastando e consumindo menos, sem modismos, minimizando as desigualdades, poluições, etc. Nossa ideia é que nas aulas da Educação Tecnológica, os alunos através das atividades e ações que estimularemos nas aulas mudem de atitude e cobrem também da família e amigos. Sejam vigilantes e defensores do meio ambiente.
AÇÕES: Leitura de imagens, interpretação de texto, questionários no blog, criação de cartaz, desenhos e ilustrações com programas específicos, softwares livres, slides, criação de histórias, propaganda, dicionário ilustrado, livro de opiniões, história em quadrinhos, etc.
PARTICIPAÇÃO: Todos são envolvidos, a partir do momento que damos um exemplo e eles mesmos vigiarão as atitudes de todas as pessoas que eles convivem; Os alunos, pais, família e funcionários da escola são agentes secundários.
OBJETIVOS: Objetivamos uma escola com ações mais conscientes, colaborativa e que nossas crianças comecem desde cedo com atitudes positivas nas ações com o meio e com o próximo. Queremos ao final do projeto e durante suas vidas que eles aprendam significativamente para prosseguir e disseminar as ações em prol de um mundo mais justo, solidário e consciente. Que nas ações mínimas e básicas do dia a dia eles possam economizar, gastar menos, viver sem modismos (consumo infantil) e cobrar dos outros também.
Fotos dos alunos (6ºs e 7ºs anos) trabalhando em Equipe:
Alunos do 7A: Yasmin, Ana Carolina, Bruno, Gilton, Rafael, Dernival, Felipe e Matheus

 Atividades onlines com desafios sobre o consumo consciente





Entrevista e opinião em frente à escola, abordando e interagindo
 Registrando no ambiente as observações e análises


Alunos do 6D: Lázaro, João Pedro Vasconcelos, João Pedro Barreto, Drummond, Rafael, Antônio, marcos Daniel, Micchael, Danilo e Paulo
Todos juntos conhecendo e interagindo no ambiente virtual de aprendizagem
 Colocando a mão na massa e focados nos desafios
 Criando grupo no Whatsapp
Registrando problemas através da fotografia para análise e solução



Um comentário:

  1. Pessoal, achamos o máximo a postagem de vocês! Ficamos muito contentes de ver como as atividades estão progredindo! Vamos em frente!

    ResponderExcluir